domingo, 16 de setembro de 2012

Bolinho de goiabada da Vó Cida

 
      Jurava que já tinha colocado essa receita aqui no blog, mas dei uma geral e vi que não está. Mas nunca é tarde não é mesmo? Essa receita é uma delícia e tenho um carinho especial, pois quem faz esse bolinho maravilhoso é minha avó Cida. Claro que quando ela faz fica muito melhor, comida de vó é sempre muito mais gostosa. Mas como ela está em Londrina e eu tava com muita vontade de comer, pedi a receita a ela e tentei matar a vontade.
     Tem gente que chama de sonho, mas eu acho a receita um pouco diferente. Vamos lá?

·                                 Ingredientes
·         1 colher (chá) de fermento em pó
·         1 xícara (chá) de açúcar
·          1 xícara (chá) de leite
·         1 colher (sopa) de margarina
·         1 pitada de sal
·          3 ovos
·          1/2 quilo de farinha de trigo ( as vezes usa um pouco mais)
·          açúcar e canela em pó para polvilhar
·           2 fatias médias (100 g goiabada cortada em cubos)
·             Óleo para fritar
      
Modo de fazer

  Misture os ovos, o açúcar, o leite, a margarina, o sal e o fermento. Junte o trigo amassando até o ponto que dê para enrolar e cortar. Coloque um cubinho de goiabada no meio do bolinho e enrole na mão. Frite em óleo não muito quente. Escorra em papel toalha e passe no  açúcar e canela antes de servir.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Berinjela em conserva


       Eu adoro berinjela em conserva! Mas nunca tinha feito, até porque sempre achei a coisa mais complicada do mundo. Minha vizinha faz uma conserva deliciosa, mas tinha que ficar comprando, dependendo do estoque dela. Até que tomei coragem e pensei: não deve ser assim tão difícil né Bruna? E resolvi me aventurar. 
       Não é por nada, mas ficou muito bom! Saborosa e do jeito que eu gosto. Vamos lá tomar coragem e fazer essa delícia?
       Ah, só por curiosidade: Berinjela pode se escrever tanto com "j" quanto com "g". Use a maneira que mais gostar. rsrs

Berinjela em conserva
Ingredientes: 

4 berinjelas médias cortadas em palitos finos
Sal
5 dentes de alho (pode reduzir a quantidade se quiser)
2 cebolas fatiadas em meia lua
1 xícara (chá) de azeite
1/2 de xícara (chá) de vinagre branco
1 vidro de azeitona verdes picadas
1 pimentão vermelho cortado em fatias ( na verdade usei meio pimentão porque não sou muito fã)
Sal a gosto
Orégano a gosto
Cheiro verde a gosto

Modo de fazer
Descasque as berinjelas, corte em fatias e depois em palitos. Coloque os palitos de berinjelas em uma escorredor de macarrão e faça camadas, intercalando as berinjelas com um colher de sobremesa de sal. Coloque um peso (pode ser um prato com algo pesado em cima) por cima e deixe descansar por 2 horas. Coloque o escorredor dentro de uma outra vasilha, para que a água que vai sair da beringela caia e não tenha contato com a mesma. Lave em água corrente e esprema com as mãos pequenas porções, para sair bem o sal. Reserve.
Doure o alho e a cebola no azeite. Depois coloque o pimentão e deixe amolecer. Coloque o vinagre e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Jogue a azeitona, o orégano, o cheiro verde e por ultimo a berinjela. Desligue o fogo e não deixe a berinjela fritar muito. Misture bem e experimente o tempero, complemente se precisar. Espere esfriar e coloque em vidros de conserva, complete com azeite de oliva. A conserva precisa ficar coberta pelo azeite. Sirva somente no dia seguinte.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bala de côco com sabor de infância




Gente me desculpem o sumiço! É que o curso de maquiagem me tomou todo o tempo que eu tinha livre, mas agora que terminei vou conseguir atualizar o blog com mais freqüência.
Minha princesa Fernanda completa 2 anos no próximo dia 1 de abril. Uma alegria sem tamanho ter essa pessoinha tão especial em minha vida! Quando sorri ela alimenta minha alma de esperança e amor, é meu anjo, minha estrela. E para comemorar resolvi fazer umas balas de côco como antigamente, embaladas naqueles papeis coloridos e cheio de franjinhas.
A receita é de família e quem me ensinou foi a Tia Maria, irmã do meu avô paterno. Ela tem mais de 80 anos com uma vitalidade de nos dar inveja. E a bala de côco é inesquecível, a melhor que já comi na vida.
            Mas vou ser bem sincera e dizer para vocês que não é uma receita fácil. É cheia de truques e cuidados, mas garanto que vale a pena.
 Vamos lá?


Ingredientes:
01 vidro de 200 ml de leite de coco Sococo integral ( tem que ser dessa marca).
a mesma medida de água;

01 kg de açúcar refinado (tem que ser União).
1 colher de viangre branco


Modo de fazer:
-Colocar o leite de coco, a água, o açúcar e o vinagre na panela e mexer bem (fora do fogo) até dissolver o açúcar. Eu coloco em uma travessa, mexo bem e depois jogo com cuidado(para não derrubar nas beiradas internas) no cento da panela. A panela tem que ser de alumínio.
- Levar ao fogo médio e não mexer mais. A calda vai subir e depois começar a abaixar.
Quando estiver borbulhando e começar a amarelar, abaixe o fogo e comece a testar o ponto. Com a ponta de uma colher, tire um pouco de calda e jogue sobre um prato, com água em temperatura ambiente. Tente pegar com mão. O ponto certo é quando você consegue formar uma bolinha com esta calda.
Formando uma bolinha jogue-a dentro de um prato ou qualquer outro utensílio de vidro. Você tem que notar que parece que está jogando uma pedrinha. Esse é o ponto certo.
- Vire no mármore untado com margarina (não raspe a panela, apenas vire-a no mármore e deixe escorrer a calda, senão ela pode açucarar). Quando as beiradas da massa começarem a endurecer, comece a virar a massa no mármore, colocando na parte que está mais fria. Quando ficar na temperatura da mão, comece a puxar, até que fique branquinha e riscada. Puxe como se fosse um elástico e quando estiver branquinha e endurecida faça tiras para conseguir cortar. Então, corte com tesoura e deixe secar espalhadas sobre o mármore ou uma assadeira.
Após secar, colocar em recipiente tampado. Fora da geladeira dura uns 7 dias e na geladeira dura mais de um mês.




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Da cor do verão!


     

     Podem puxar minha orelha! Não postei nenhuma receita para as festas de fim de ano, que coisa feia. Mas estou aqui para tentar me redimir. Cozinhei bastante no Natal e Ano Novo e lembrei de tirar foto de alguns pratos.
            Hoje vou colocar a receita do que mais fez sucesso, uma sobremesa que eu apelidei de Cor do Verão. Aprendi com a tia Maria, mãe da Julia e da Nana. Esse trio faz cada delícia que vocês nem imaginam!
            Espero que vocês tenham curtido as festas de fim de ano! Agora encontrem eventos novos para poderem fazer essa receita deliciosa e fácil!
            Vamos lá!

Ingredientes:
- 1 bandeja de morangos
- 1 cacho grande de uva sem sementes
- 2 bananas
- 1 maçã
- 1 manga
- amoras (opcional)
- cereja em calda
- ameixa seca sem caroço
- damascos (opcional)
- outras frutas que queira colocar
- 1 limão
- 3 gelatinas sabor abacaxi
- 1 gelatina sem sabor

Modo de fazer:

Cortar todas as frutas, exceto as uvas, amoras e damasco. Untar com margarina uma forma com furo no meio e colocar as frutas intercaladas. Espremer o limão em cima dos pedaços de banana e maçã. Colocar fruta até passar do meio da forma. Misturar o pó das 3 gelatinas com a gelatina sem sabor. Colocar 700ml de água fervendo no pó e misturar bem, depois colocar mais 700ml de água gelada. Por fim, despejar o líquido por cima das frutas e levar para a geladeira até endurecer a gelatina. Retirar da geladeira e esperar uns 5 minutos para desenformar.